Investigação

A investigação científica é uma das prioridades do Departamento, incluindo investigação básica, clínica e de translação. 

O posicionamento do Departamento na interface FMUP/HSJ, aliada ao facto de uma percentagem substancial dos seus membros aliar a investigação laboratorial à atividade clínica, coloca-o numa posição privilegiada à translação de conhecimento, que o Departamento procura promover. 

São exemplos deste tipo de translação, além dos trabalhos levados a cabo no domínio das doenças cardiovasculares, projetos no âmbito da pneumologia, gastrenterologia, da oftalmologia e da nefrologia, entre outros. 

A qualidade do trabalho desenvolvido está refletida nas publicações em revistas indexadas no ISI-WoS com elevado fator de impacto, no número e prestígio dos prémios e bolsas com que tem sido galardoado, bem como, nas redes de investigação nacionais e internacionais em que o Departamento está inserido. Estes factos têm facilitado o alargamento e diversificação das suas fontes de financiamento.

Para informação mais detalhada, consulte:
 Teses